sexta-feira, 26 de junho de 2009

Vitiligo e famosos

Michael Jackson foi uma notória figura pública. Pelo seu talento e suas excentricidades, tanto que seu estado de saúde volta e meia era objeto da atenção da mídia em geral.
Antes de mais nada quero deixar registrado que também sou fã de Michael, afinal, o talento dele era indiscutível. Mas o que ele tem a ver com o blog?
O problema é que ele foi acusado inúmeras vezes de tentar clarear a pele, sendo ignorado que, na verdade, o mesmo sofria de vitiligo que avançou rapidamente deixando como opção mais óbvia a despigmentação do pouco que restou da cor dele. Aqui houve uma grande injustiça por parte da imprensa, pois quem tem formação dermatológica sabe que existem casos bem similares ao de Michael em que mais de 85% do corpo é afetado e cujo tratamento para repigmentação não é satisfatório. Ele realmente tinha vitiligo fato este confirmado em uma entrevista com Oprah Winfrey na década de 90. Outro ponto é que pelo conhecimento público da sua condição, muitos pacientes quando se deparam com esse diagnóstico lembram de Michael e ficam apavorados. É bom deixar claro que o caso dele não é o que ocorre mais comumente com o portador de vitiligo.
Outro exemplo entre os famosos é a Luiza Brunet que assumiu também ter a doença. É verdade que a forma dela é bem menos agressiva e mais restrita que a de Michael. Tanto que poucos sabem do problema. Esses exemplos são válidos para retratar melhor o vitiligo. Para que essa doença seja melhor compreendida e discutida por todos. Afinal os pacientes devem ter a consciência de que a pessoa pode conviver com a doença de maneira digna e sem neuras.
  • Mas o que é vitiligo?
Vitiligo é uma doença não contagiosa relativamente comum caracterizada pela despigmentação da pele (a melanina - pigmento que dá cor a pele -não é produzida), com aparecimento de manchas brancas na pele. Há uma combinação de fatores como autoimunes, genéticos e ambientais na sua gênese. A questão emocional também seria um gatilho para desencadear a doença.
  • Existe tratamento?E cura?
O tratamento baseia-se em antiinflamatórios e produtos que estimulam a repigmentação. Outros recursos são tratamentos com luz (UVA e UVB) e o excimer laser mais recentemente. A cura é algo questionável por muitos. O que pode ocorrer mesmo é remissão total do quadro em alguns casos. A questão emocional é outro ponto que deve ser levado em consideração no tratamento. O uso de bases para disfarçar o vitiligo é outro recurso válido.

  • A notícia veiculada recentemente de que Michael estaria com câncer de pele tem algo a ver com o vitiligo?
Essa notícia foi desmentida por sua acessoria recentemente. Mas a pele com vitiligo é mais desprotegida em relação ao sol, mais fina e sensível com um maior risco de desenvolvimento de câncer de pele a longo prazo. Daí por que ele inúmeras vezes foi flagrado pela imprensa saindo com aquela proteção toda. Faz um total sentido.

A informação é fundamental para derrubar preconceitos. Por isso informe-se. Vá no seu dermatologista. Particularmente, gosto de recomendar para meus pacientes alguns sites:
http://www.avrf.org/
http://nvfi.org/index.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por motivos de segurança pedimos a gentileza de confirmar as letras...