sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Atualização sobre filtros solares


A primeira grande bomba a respeito dos protetores solares é que o FPS (fator de proteção solar) não é mais a única coisa que devemos prestar atenção na hora de comprar um filtro.

O FPS se refere a proteção somente contra raios UVB mais relacionados ao surgimento de câncer de pele. Para a informação de vocês, existe uma norma européia (que aos poucos deve estar sendo introduzida por aqui) de quantificar a proteção contra os raios UVA (que são mais relacionados ao envelhecimento cutâneo e manchas) na embalagem dos protetores como PPD ou IPD (em números ou em cruzes).

Dessa forma, o melhor filtro solar é aquele que tem ingredientes na sua fórmula que protejam dos raio ultravioletas A e B. Lembrando que contra os raios infra-vermelhos (percebidos por nós como calor, ou o famoso "mormaço") não existe filtro que garanta qualquer proteção. Exemplificando: um filtro com FPS 100 pode proteger menos que um 5o+ que tenha uma boa cobertura UVA. O problema é separar o joio do trigo enquanto essa lei não é cumprida pelas fábricas.

Falando nisso, a segunda novidade é que os filtros com FPS acima de 60 (até 100) serão categorizados como sendo 50+. Agora as empresas estão preocupadas, pois vocês sabiam que os filtros que são campeões de venda são aqueles com FPS nas alturas?

A terceira novidade diz respeito a forma de uso do filtro, que muitas das vezes não é reaplicado durante o dia (perdendo sua proteção), além do uso extremamente econômico que não garante a proteção presente no rótulo. Ou seja, tem muita gente usando de forma errada filtro solar, pensando que estão se protegendo quando, na verdade, não estão.

Outro aspecto digno de nota é que a grande maioria dos dermatologistas pelo Brasil afora prescreve filtro industrializado.

E isso tem um motivo bem simples: muitos dos ingredientes são de difícil manipulação, facilmente degradáveis pela luz solar e difíeis de serem estabilizados com outros ingredientes. Além disso, não existe regulamentação no Brasil para controle da qualidade desses filtros (isso é praticamente impossível). Logo, fujam dos filtros manipulados. É dinheiro jogado fora.

10 comentários:

  1. Olá doutora, vi seu blog como uma indicação, já li ele todinho, virou favorito e entro todo dia pra ver se tem atualização. Você é muito sincera em não ficar empurrando produtos que oferecem falsos milagres. Então posso pedir uma ajudinha? Queria saber o que é mesmo importante fazer no cuidado pra limpar a pele do rosto diariamente? Tem adstringente, tônico, esfoliante, creme pra isso, pra aquilo... E outra dúvida, tem algum creme no mercado bom para suavizar manchas que no meu caso sempre ficam quando eu sofro algum tipo de machucado que faz casquinha. Eu já li sobre tratamentos feitos em consultório, mas é que eu vivo arranjando machucados, então não tem como viver em consultório, nem $$ pra isso. Agradeço desde já se puder responder.

    ResponderExcluir
  2. Há algum tempo usava protetor manipulado e cheguei a encontrar diferenças grandes (consistência, cheiro, cor) entre pedidos de uma mesma formúla não só em farmácias de manipulação diferentes.... cheguei a perceber diferenças "gritantes" até dentro da mesma rede... Bom, depois disso só os industrializados.
    Juliana

    ResponderExcluir
  3. Acho que nem existe farmacia de manipulacao la' fora, nao e'? Existem farmacias de manipulacao nos US? Se sim, os dermatologistas costumam mandar manipular alguma coisa? So' curiosidade. Abraco.

    ResponderExcluir
  4. Oi!Tudo bem?
    A rotina de cuidados com a pele começa com um bom sabonete e alguns cremes para tratamento, além do filtro solar. O tônico recomendo para pacientes com perfis detalhistas, pois tem gente que não tem paciência mesmo de fazer um "ritual" e o esfoliante é indicado para certos casos (nem todo mundo pode usar).
    Quanto ao creme de manchas existem vários tipos de manchas e só vendo a área afetada para se ter uma melhor idéia de que substância indicar. Como principal conselho, deixo o seguinte: todo tratamento de manchas começa com um bom protetor.
    Um abraço!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  5. Juliana, infelizmente até hoje me deparo com essa oscilação de padronagem de algumas farmácias de manipulação. Até minha mãe percebeu isso com um hidratante feito com os mesmos ingredientes na mesma farmácia. Por isso a qualidade depende muito do compromisso da farmácia com o seu próprio nome.

    ResponderExcluir
  6. Pedro,
    Eu fiquei surpresa quando descobri que existe manipulação de medicamentos por lá, sim. A CVS e a Walgreens fazem isso. Vi um anestésico tópico feito no Walgreens, com uma fórmula meio "secreta".
    Entretanto, a grande maioria dos produtos prescritos nos Estados Unidos são industrializados sim.Creio que 99%...:)O problema é que tem produtos maravilhosos no exterior que aqui no Brasil não existem correspondentes, daí tem que se fazer manipulado mesmo.Ontem eu estava comentando com um paciente a respeito de produtos que combatem o suor excessivo que são figurinhas raras por aqui. Se alguma empresa fizer uma linha industrializada boa vai ficar milionária.Existem os importados, mas é preciso sorte e paciência para encontrá-los ou pedi-los via net.
    Bises!

    ResponderExcluir
  7. Olá, Daniela, gostaria de pedir a você um post sobre o "Vichy - Liftactiv Retinol HA" para o rosto e para área dos olhos.
    Sei que é lançamento e talvez não seja possível um post em pouco tempo, mas estou muito curiosa sobre o produto.
    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Flávia, sugestão anotada! Logo, logo mais detalhes a respeito.
    Bjos

    ResponderExcluir
  9. Na embalagem do filtro solar manipulado geralmete não vem a composição. Como eu posso saber se um filtro solar manipulado oferece proteção uva?

    ResponderExcluir
  10. Infelizmente a proteção UVA é dada pelo IPD, PPD e por cruzes. Dificilmente esses produtos manipulados passam individualmente por testes. Acho uma furada manipular filtros. Afinal, quem pode garantir que dentro do frasco tem o FPS que diz ter?E muito menos a proteção UVA. Para proteção UVA confio mais na escola européia pois naquele continente existem leis rígidas que regulamentam essa matéria. Os filtros europeus são mais confiáveis em termos de rotulagem.

    ResponderExcluir

Por motivos de segurança pedimos a gentileza de confirmar as letras...