terça-feira, 6 de outubro de 2009

Como escolher um filtro solar?


Aproveitando a deixa, resolvi falar um pouco sobre como escolher um filtro solar.

O filtro solar é, antes de mais nada, uma escolha extremamente pessoal. Gosto de comparar com a escolha de perfumes. Existem filtros que sua amiga ou amigo adora e que você odeia e vice-versa. Eu, por exemplo, dona de uma pele tipicamente oleosa, abomino produtos cremosos e com cheiro característico de filtro. Já existem pessoas que amam cheiro de filtro. Outras gostam daqueles com perfume e alguns dos sem cheiro. O fundamental para aplacar as dúvidas é pedir algumas amostras para o seu tipo de pele ao dermatologista ou então ir a uma farmácia que tenha tester disponível e gastar algum tempo testando (inclusive a paciência dos vendedores).:)

Algumas dicas na hora de comprar:
  • Peles oleosas: procure os protetores oil free, efeito mate, toque seco, com veículo fluido ou gel creme. Não sou fã de filtro em gel para ninguém. Eles são menos eficazes e saem facilmente com o suor. Existem raras exceções nesse grupo dos géis, mas...
  • Peles secas: cremes, gel cremes, fluidos. A tendência atual até para as peles mais secas são os filtros menos melados e mais sequinhos. Depois é só caprichar na hidratação.
  • Pele sensível: prefira os sem cheiro e com filtros físicos na composição. Pele sensível sempre tem que ter um dermatologista de anjo da guarda. Não tem jeito.
  • Um aspecto digno de nota é que as pessoas não usam a quantidade correta de filtro para atingir a proteção do rótulo. Os testes feitos com filtros levam em consideração uma quantidade muito maior do que as pessoas costumam usar. Para vocês terem uma idéia, um rosto mediano (nem muito grande e nem muito pequeno) deveria usar uma quantidade de filtro do tamanho de uma moeda de um real. Por esta razão, não só o filtro é importante como sempre procurar andar na sombra e se proteger com óculos e chapéu. E não dá pra dar trégua nem nos dias nublados.
P.S. No momento, estou usando o NIA 24, mas gosto de alternar. Só tenho um probleminha: tenho obsessão em ler ingredientes. Quando implico com algum não prescrevo e nem uso. Não adianta propagandista chorar. Isso começou na minha adolescência quando perdia horas tentando ler os rótulos de xampus. Só depois de fazer uma especialização só nisso (cosmetologia) é que pude entender muita coisa e ver o quanto isso é importante para um dermatologista. Sou super fã dos farmacêuticos e já aprendi muito com eles. Eles são fundamentais para não engolirmos a seco tudo que nos é imposto pela indústria cosmética.

3 comentários:

  1. Amei o blog, já virei seguidora e vou tá sempre por aqui!

    Vendo o post tive uma dúvida: tenho pele seca, mas o rosato muitoo oleoso. Devo usar dois filtros diferentes ? Qual seria o mais indicado ?

    Beijão.

    ResponderExcluir
  2. Oi,Rha!

    Obrigada pela presença. Boa parte dos pacientes com pele oleosa no rosto têm a pele do corpo seca. Idealmente gosto de separar filtros por segmento e também indico algo específico no caso de atividade esportiva. Ex.: filtros com sensorial mais apurado (que logicamente são mais caros) para o rosto e filtros em spray ou loção para o corpo.Para pele seca tem que caprichar nos hidratantes e cuidados em relação à limpeza, que não deve ser muito agressiva.

    ResponderExcluir
  3. Nossa! Agora realmente me conquistou! ioasoiasoi, obrigada pela agilidade na resposta! Super prestativa!

    Beijo.

    ResponderExcluir

Por motivos de segurança pedimos a gentileza de confirmar as letras...