sábado, 10 de outubro de 2009

Nanotecnologia

Eis um video curioso a respeito de cosméticos e nanotecnologia. Ele é um apenas um trecho de um DVD específico só do assunto. Confiram!

Vejam ainda um link de um post a respeito de uma linha conhecida do Boticário usando tal tecnologia, bem como uma discussão crítica a respeito. Achei muito interessante o comentário de uma leitora desse mesmo blog:

"Não há ainda uma regulação específica para nanotecnologia. Nos EUA, o FDA criou a 'FDA Task Force' que estimula a pesquisa em nanotecnologia, encorajando o lançamento de novos e seguros produtos. Na Europa existe um sistema, o REACH (Registration, Evaluation and Authorization Chemicals regulation), que determina que todas substâncias novas só podem entrar no mercado quando se mostrarem realmente seguras. Desta forma, produtos com nanotecnologia devem ser testados para verificar sua segurança, mesmo que a substância em questão já seja utilizada na escala macro".

Dessa forma, há que se destacar a necessidade de mais pesquisas antes de podermos utilizar essa tecnologia livremente. Por serem partículas minúsculas, elas penetrariam profundamente na pele, podendo ter efeitos colaterais sistêmicos ainda não conhecidos.

Um bom fim de semana pra todos!!

2 comentários:

  1. Obrigado por compartilhar o vídeo com a gente. Bem interessante! :) Há quem diga que esses protetores físicos que não deixam a pele branca são feitos com partículas tão pequenas de TiO2 ou ZnO que eles também poderiam oferecer algum risco. Mas pelo que pesquisei, até o momento eles são considerados seguros; tanto é que são liberados na União Européia e Estados Unidos. Bom, mas os testes que mostram que esses protetores com partículas "minúsculas" não conseguem penetrar na pele foram feitos na pele saudável; sem cortes, sem feridas, sem doenças. Por isso, só por precaução, eu evito usar esses protetores logo após fazer a barba (a lâmina sempre causa algum tipo de corte, não é?). Aqui tem um post muito interessante, escrito por um toxicologista, sobre esses protetores com partículas muito pequenas:

    http://scienceblogs.com/angrytoxicologist/2007/08/friends_of_earth_no_friends_of_science.php

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Pedro, obrigada pelo link. Muito legal mesmo. Se você não entrar na Medicina o mundo só vai sair perdendo... apesar de não conhecê-lo pessoalmente, tenho certeza que você vai ser um grande médico e não importa a área que você siga.

    Um grande abraço e avise quando tudo der certo, viu? Keep in touch!

    ResponderExcluir

Por motivos de segurança pedimos a gentileza de confirmar as letras...