sábado, 9 de maio de 2009

Cansei de ser um panda!

Olheiras. Essa queixa é bem freqüente nos consultórios dermatológicos e sempre sou questionada a respeito dos motivos. Mas afinal o que exatamente causa olheiras ?
-Causa genética: herdamos a fragilidade dos vasos ao redor dos olhos de nossa família. Isso é fato. A espessura e a cor da pele são também herdadas e podem influenciar negativamente. Mas nem tudo é culpa dos genes.
-Exposição solar: o sol pode induzir produção de melanina local e acentuar as olheiras. Logo, tem gente que percebe piora após a praia. Taí a explicação.
-Envelhecimento: definitivamente à medida que envelhecemos há um afinamento na pele ao redor dos olhos e isso evidencia mais ainda as olheiras. Dessa forma você consegue enxergar as estruturas (vasos e pigmento) por transparência.
-Estresse, menstruação: aqui está um fato interessante... os hormônios podem agir de forma negativa ao gerar uma congestão vascular local e empalidecimento da pele ao redor. Isso acentua o contraste dos 2 tons de pele.
-Alergia: nessa causa existem dois elementos importantes: um é o processo de escurecimento da pele via liberação local de histamina e o outro é o fato de alguns indivíduos alérgicos estarem constantemente coçando os olhos. Quem tem sinusite também é muito afetado por olheiras.
-Constituição anatômica da área: alguns indivíduos ou por terem os olhos fundos ou por apresentar pregas criam a impressão ainda maior de sombreamento da área.
-Pigmento de hemoglobina oxidada: é isso que dá a cor marrom que alguns tipos de olheiras têm e isso decorre da fragilidade dos vasos que extravazam sangue na pele, ocasionando a mancha. O sol aqui também pode piorar a situação.

Dessa forma, existem olheiras com componente pigmentar, de visibilidade vascular ou associados. O tratamento deve ser direcionado de acordo com a causa ou causas base. Deve-se ter sempre em mente que não existe uma única forma de tratar desse problema e atualmente temos várias opções desde cremes até laser.

Um comentário:

  1. Olá
    Primeira vez aki no teu blog e adorei. Sinceramente acho que dos motivos da olheira só não tenho os dois últimos itens. O resto, é tudo verdade hehehe. Beijosss

    ResponderExcluir

Por motivos de segurança pedimos a gentileza de confirmar as letras...