quinta-feira, 7 de maio de 2009

Melasma: perguntas e respostas

O que é?

O melasma ou cloasma gravídico ou máscara da gravidez pode ser definido como uma mancha
escura no rosto em resposta ao sol, ao calor e a fatores hormonais (especificamente o estrogênio).

Quem tem melasma?

As mulheres de um modo em geral, em especial aquelas em idade fértil (grávidas ou não). Os homens também podem ser afetados, mas isso é raro.

Quais são os gatilhos que podem desencadear melasma?

Além do sol, principal causa do problema, temos como gatilhos sitêmicos: os estrógenos (pílulas anticoncepcionais ou terapia de reposição hormonal) e alguns medicamentos fotossensibilizantes (tetraciclinas e minociclinas). Já como gatilhos tópicos temos o uso da cera quente para depilar buço (atua através do mecanismo agressivo do calor) e alguns corméticos que ao irritarem a pele desencadeiam o melasma. Portanto, quem tem essa tendência não é aconselhável comprar produtos sem indicação prévia do dermatologista.

Quais os lugares da pele mais afetados?

O rosto é o lugar mais acometido e, em geral, obedece a uma certa simetria. As maçãs do rosto, região da têmporas, mandíbula, buço, nariz e queixo. Existem casos menos comuns nos braços e ombros que são os´mais difíceis de tratar.

Existe tratamento?

Existe. Embora quem tem melasma sabe. O tratamento é um desafio, pois é uma condição crônica e qualquer descuido pode pôr tudo a perder.

Quais as recomendações gerais?

O item indispensável, sem dúvida nenhuma, é o protetor solar. O investimento em um bom filtro solar que proteja não só dos raios UVBs como de UVAs é o pilar do tratamento de melasma. Partindo desse princípio, o plano de tratamento é definido de acordo com cada caso com uso de cremes clareadores, peelings e antioxidantes orais. Suspender ou não o método anticoncepcional é algo discutível e deve ser avaliado caso a caso, pois mesmo com a suspensão da medicação o melasma pode não regridir espontaneamente.

Existe algum laser para tratar melasma?

A indicação de laser para tratar melasma não é habitual.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por motivos de segurança pedimos a gentileza de confirmar as letras...