sábado, 16 de maio de 2009

Desodorantes que retardam o crescimento dos pêlos-desvendando a bula




Já há algum tempo estão sendo lançados produtos no mercado cosmético cujo propósito seja retardar o crescimento dos pêlos além de serem desodorantes. Apesar de existir um produto importado comprovado cientificamente que retarda o crescimento dos pêlos (eflornitina), essa substância não é a mesma encontrada nesses desodorantes. Fui questionada por uma paciente se esse novo tipo de desodorante traria algum problema. Até porque o uso de desodorante sempre causou muita controvérsia no meio científico, ora pelo alumínio ora pelo parabeno. Fiquei curiosa em saber que substância e com qual mecanismo ela agiria e após exaustiva pesquisa cheguei a algumas respostas interessantíssimas e ainda descobri o que está por trás desses e de outros lançamentos que virão por aí.

Os compostos em questão são os seguintes:

butylated hydroxytoluene (BHT), butylated hydroxyanisole (BHA), hexamidine, hexyl isobutyrate, menthyl anthranilate, methofuran, 3-butylidenepthalide, trihydroxypurine, cetyl pyridinium chloride, catechins, fitoesteróis, ursolic acid e/ou compostos com extratos vegetais. Eles fazem parte de uma das patentes já registradas. Daí é só criar um nome para marketing e lançar no mercado.

1. Qual seria então o mecanismo de ação?

Inibição de proteases (enzimas) que estariam envolvidas na formação de vasos (angiogênese) o que atrapalharia a nutrição do pêlo, retardando assim seu crescimento.

2. Qual seria a vantagem de usar esses compostos?

A de uma proposta não hormonal para retardar o crescimento dos pêlos. Não teria portanto efeitos colaterais, pois teria só ação local.

3. Qual a minha opinião?

A idéia faz sentido embora acredite que deveria existir um controle rigoroso dos produtos dessa categoria que passam por pouca fiscalização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por motivos de segurança pedimos a gentileza de confirmar as letras...