quarta-feira, 20 de maio de 2009

Os perigos ocultos no salão de beleza


Fazer unhas é quase um mandamento feminino. E toda semana milhares de mulheres fazem pés e mãos nos salões de beleza por todo o país. O que muitas não sabem são os riscos ocultos em muitas das ferramentas de trabalho de manicures e pedicures. O objetivo desse post é justamente conscientizar sobre esse problema e sugerir algumas soluções.
Eis os vilões:

Lixa de pé: se ela esfoliou o pé de alguém com micose, a próxima cliente do salão pode ser vítima dos fungos. A lixa de unha e a tesoura também podem transmitir micoses.

Alicate: é o maior responsável pela transmissão de doenças como a Hepatite C e de infecções por bactérias, fungos e outros vírus, como o da verruga.
Bacias e potes:a água quente usada para amolecer a cutícula ajuda na proliferação de fungos. A manicure deve amolecer a cutícula com algodão úmido ou creme apropriado.
Palitos de unha: como são de madeira, não se costuma esterilizá-los. Por isso, são fonte de fungos que podem transmitir doenças à pele.
Dessa forma, existem duas opções para nós:
1) A primeira é a de ter TODOS os nossos instrumentais. O grande problema aqui é a esterilização. Não adianta ter o seu alicate se você não tem como esterilizá-lo. Usar os outros materiais descartáveis sempre que possível também é outra dica. Ainda acho essa a melhor opção.

2) A segunda opção é investigar (sim você tem que ser detetive para descobrir se o salão tem autoclave ou não). Aqui vejo o grande problema. A maioria dos salões fala que tem autoclave sem ter.

E acreditem há 2 meses fui a um salão conceituado no Leblon e qual foi minha surpresa quando pedi para ver o aparelho quando vi uma linda estufa instalada. Imediatamente pedi para falar com a gerente e esclareci os riscos de ter aquilo ali. O pior é que ela disse que tinha uma autoclave por lá que ainda não havia sido instalada. Não voltei mas lá. Essa não foi a primeira vez que ocorreu isso e também não foi a primeira cidade. Isso, infelizmente, é um problema recorrente.

3)E a terceira e última dica: acho muito apropriados aqueles kits para fazer unha a seco. Alguns salões já padronizaram isso. Simplesmente os adoro.

2 comentários:

  1. Eu jah fiz uma materia sobre isso tb. é chocante descobrir esses perigos neah?

    ResponderExcluir
  2. É realmente cruel saber que existem pessoas que nem sabem que estão infectadas com hepatite C e que contraíram a doença dessa forma. O grande problema é ela ser um mal silencioso e muitos nem sabem que a têm. Já tive oportunidade de acompanhar alguns tristes casos dessa doença inclusive dentro da minha própria família. Também acho lamentável o pouco caso tanto dos donos e donas de salão quanto da vigilância sanitária a respeito do fato.

    ResponderExcluir

Por motivos de segurança pedimos a gentileza de confirmar as letras...