sexta-feira, 22 de maio de 2009

Unhas frágeis...


Se suas unhas são opacas, sem vida, vivem quebrando, esfarelando e aquelas lasquinhas agarram na roupa ou em um tecido qualquer e tiram o seu sossego você provavelmente têm o que chamamos de unhas fragéis. Vamos então falar um pouquinho sobre essa condição que é muito freqüente e dar algumas dicas básicas de como cuidar das unhas.
  • O que causam as unhas frágeis?
Podemos enumerar como causas: as nutricionais (deficiência de vitaminas e oligoelementos, distúrbios alimentares, dietas), as doenças dermatológicas (psoríase, micoses, etc), doenças sistêmicas (como problemas na tireóide), as traumáticas (manicure, algumas profissões de risco como pintores), fatores ambientais (água quente e materiais químicos) e a idade avançada.
  • O que fazer para contornar a situação?

Uma vez estabelecida a causa ou causas o tratamento correspondente poderá ser introduzido. Outras dicas seriam usar esmalte só em ocasiões especiais e não usar acetona de maneira alguma para remover esmalte. Evitar contato com detergentes e produtos químicos, usando luvas forradas de algodão.

  • Não consigo ficar sem usar esmalte. O que eu faço?

Hoje em dia temos excelentes produtos para prevenir problemas e esmaltes que prejudicam menos a integridade da unha. O ideal é prevenir. Apenas um dermatologista pode dar essa informação de maneira mais detalhada.

  • E as unhas postiças?

O uso contínuo de unhas postiças pode fragilizar as unhas sim. Entretanto, existem casos em que essa indicação se faz necessária sobretudo quando existe uma deformidade irreversível nas unhas. Seria uma forma de "disfarce". O bom senso aqui é soberano, porém o ideal é deixar esse luxo apenas para ocasiões especiais, dando um descanso para as unhas pois existem hoje maneiras mais naturais de ter uma unha esteticamente bonita e saudável.

4 comentários:

  1. Comecei a sofrer com descamação das unhas e minha dermatologista avaliou e me passou uma vitamina manipulada (Biotina) pra tomar por 6 meses. Ela disse que esse é o tempo que levará para minhas unhas trocarem. Estou evitando manicures e mesmo em casa só estou cortando e lixando. Acho que vou aguardar a recuperação pra encarar o esmalte.

    ResponderExcluir
  2. A biotina é uma das medicações por via oral prediletas de muitos dermatologistas com resultados muito interessantes. O ideal é dar um descanso mesmo pro esmalte. O problema é que existem mulheres que simplesmente não conseguem ficar sem.

    ResponderExcluir
  3. Oi!!comecei a usar verniz de gel e passado uns dias a pele por baixo da unha começou a ficar dura...pensei q estivesse a fazer alguma alergia e acabei por tirar o verniz de gel, mas agr as minhas unhas cresceram e a pele por baixo sa unha começou a ficar com uma camada fina com uma especie de bolinhas de agua mas duras, tipo calo...tou a ficar preocupada porque estas "durezas" na pele só aparecem em alguns dedos e smp tive unhas grandes e nunca tive este problema...será algum fungo?? o que recomenda?? preciso ajuda urgente por favor...:(

    ResponderExcluir
  4. Olá Carolina!

    Essas bolinhas podem ser decorrentes de várias causas. Só uma análise pessoal visual e tátil das unhas para se ter uma idéia do que possa estar acontecendo...
    Infelizmente fica complicado fazê-la por aqui, às vezes até exames complementares podem ser necessários.

    ResponderExcluir

Por motivos de segurança pedimos a gentileza de confirmar as letras...